Como vimos, para que os dados sejam transformados em informação, faz-se necessário a análise e a interpretação destes dados.
A tabulação refere-se a contagem das respostas codificação dos dados coletados em uma pesquisa.
O desenvolvimento dos novos recursos tecnológicos é possível concluir a etapa de tabulação de maneira cada vez mais rápida.
Basicamente, a tabulação pode ser:
- Simples: quando ocorre a simples contagem do número de casos que ocorram em cada uma das variáveis analisadas.
- Cruzada: quando os resultados estão relacionados com duas ou mais variáveis analisadas.
Tabulação Simples
Questões cujo o número de respostas é o igual ao número de pesquisas realizadas.
Nestes casos, o entrevistado só pode optar por uma das alternativas da questão.
A análise dos resultados demonstra que a maioria dos entrevistados possui faixa etária até 20 anos (43%), seguida dos que têm entre 21 e 25 anos (27%), depois entre 26 e 30 anos (18%) e, por fim, os que possuem mais de 31 anos (12%).
Tabulação com Respostas Múltiplas
Questões que permitem mais de uma resposta por parte do entrevistado.
Ou seja, o entrevistado pode optar por responder uma ou mais alternativas.
Assim, o percentual de alternativas é obtido tendo por base o total de entrevistados/respondentes.
O item considerado de maior importância na escolha de um supermercado para a realização das compras mensais é o preço baixo (68% dos entrevistados), seguido da variedade de produtos (49%) e localização (23%).
Tabulação com Perguntas Encadeadas
Ocorre quando os dados coletados são provenientes de duas ou mais perguntas encadeadas.
Nestes casos, a análise dos dados deve ser feita em função das duas perguntas.
Dos entrevistados que fumam (70%), a maioria fuma cigarro light (57%).
Tabulação com Perguntas em Aberto
Para fazer tabulação de perguntas abertas é necessário criar um padrão de respostas (categoria), de acordo com a análise feita das respostas dos entrevistados.
Em seguida, faz-se a tabulação, que pode ser simples (cada resposta corresponde a uma categoria criada) ou múltipla (cada resposta pode corresponder a mais de uma categoria criada).
A análise dos dados demonstra que a maioria dos entrevistados compra roupas da marca "Y" em função da qualidade (45%), em segundo lugar por causa do preço (35%) e em terceiro lugar por causa da marca (20%).
Tabulação de Perguntas com Escalas de Diferenciais
Por se tratar de uma análise qualitativa, é comum tabular a esse tipo de pergunta ponderando as respostas, Isso é feito quando se deseja comparar os resultados entre os itens avaliados.
Tabulação de Perguntas com Escalas de Diferenciais (Ex: Itemizada)
Os atributos de melhor avaliação pelos entrevistados são os laboratórios conveniados (em primeiro lugar) seguido da localização de hospitais e clinicas, prazos para marcação de consultas e, por último, o atendimento médico, que teve a pior avaliação.
Tabulação de Perguntas com Escalas de Diferenciais (Ex: Likert)