teste

Plataformas open source para lojas virtuais



Por Alan Reis
28/04/2021
  • Compartilhar:

No começo do mês, dei uma palestra aqui em Porto Alegre, no evento do PHP RS, falando sobre plataformas open source para lojas virtuais, isto é, de código aberto, que qualquer pessoa pode obter e modificar, à vontade. Para aqueles que não puderem participar, aqui vai um resumo do que apresentei para o público.

Lojas virtuais open source - imagem: reprodução

A primeira coisa a se ter em mente é que na maioria dos casos não vale a pena desenvolver uma plataforma para lojas virtuais do zero. Normalmente, temos uma tendência a achar que lojas virtuais são “sites um apenas pouco mais complexos” e que “com poucas horas de serviço, podemos montar um sistema novinho em folha”.

Montar um sistema de lojas virtuais envolve muito mais coisas que as páginas que vemos na frente de loja: é necessário ter mecanismos para gerenciar o catálogo de produtos, controlar os clientes, gerenciar estoques e criar e editar cupons de descontos, entre tantas outras coisas. Isso é complicado, toma tempo e muitas linhas de código.

Portanto, só vale a pena desenvolver algo do zero se você estiver fazento um trabalho para a faculdade ou quiser aprender na raça. Nesses casos, sou o primeiro a encorajá-los nessa jornada. Em todos os outros casos, é muito mais simples e produtivo buscar uma plataforma pronta e basear seu trabalho sobre ela, trabalhando para aperfeiçoá-la.

Depois disso, é importante avaliar quais são as opções disponíveis no mercado. O meu foco foi as plataformas líderes e escritas em PHP, mas você não precisa se prender a isso. Procure entender como elas foram desenvolvidas, se usam um framework como base, se têm uma empresa por trás e qual a força e o engajamento da comunidade. Se uma plataforma está em declínio, se não é atualizada constantentemente, se sofre com problemas de segurança, é melhor você procurar um pouco mais ou ter certeza de que pode assumir a correção de todos esses erros e atualizações.

Entre essas plataformas, estão:

1) WooCommerce

Desenvolvido como um plugin para WordPress, tem seu crescimento ancorado especialmente na força de seu hospedeiro. Ainda assim, é um bom sistema para pequenas e até mesmo médias empresas, que  não precisem de recursos muito avançados. Deve-se ter em mente que é um acessório, não uma ferramenta desenvolvida por completo como um e-commerce, mas que pode ser a saída para operações de baixo custo.

Está relativamente bem adaptada ao Brasil, com módulos de integração à maioria dos meios de envio e pagamento comumente utilizados por aqui.

2) Magento Commerce

O Magento foi por alguns anos a plataforma de comércio eletrônico mais popular, respondendo por 1/3 das lojas em atividade no mundo. Foi a primeira plataforma de sucesso, crescendo muito com base em suas características, que até hoje são atuais e ditam o mercado, como os atributos e o esquema de múltiplos sites. Entretanto, de dois anos para cá vem perdendo força e custa a dar sinais de que poderá recuperar sua posição de vanguarda.

A versão 1 do Magento continua sendo muito utilizada e é um ótimo ponto de partida para sua loja. A oferta de módulos e temas é enorme, mas é preciso ter em mente que muitos códigos não seguem a padronização oficial e por conta disso, uma série de problemas é encontrada se você não souber o que está fazendo.

Já a versão 2 segue sendo uma incógnita, com poucos módulos disponíveis e, até essa data, sem que módulos de integração aos principais meios de envio e pagamento brasileiros tenham sido desenvolvidos.

3) Open Cart

O OpenCart foi desenvolvido para ser leve e rápido, por isso conta com uma administração simplificada e intuitiva, e uma estrutura de loja que além de contar com sistema de cache de informações para agilizar o carregamento das informações, usa de forma madura a biblioteca JQuery em vários recursos, para carregar informações sem a necessidade de atualizar as páginas. Outro ponto forte da plataforma e que já vem com suporte para URL Amigáveis e SEO.

 

 

Vale a pena dar uma olhada em outras três plataformas, ao menos como curiosidade: VirtueMart, instalada sobre o Joomla; OpenCart, uma plataforma também popular e tradicional; e o Thelia, uma nova plataforma, desenvolvida sobre o Symfony.

 

Via: https://www.vitaminaweb.com.br/plataformas-open-source-para-lojas-virtuais/ 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/u325663365/domains/agenciastatus.com.br/public_html/paginas/blog.php on line 69


Por Alan Reis
28/04/2021
  • Compartilhar:

Posts Relacionados

Nossa Localização

Ver mapa

E-mail: contato@agenciastatus.com.br

Telefone: (44) 9 9826-8318

Entre em contato

Rua Cmte. Moraes Rego, 450, Centro
Guaíra - PR, 85980-000

Nossa Localização

Ver mapa

E-mail: contato@agenciastatus.com.br

Telefone: (44) 9 9826-8318

Entre em contato

Av. Cmte Moraes Rêgo, 450, Centro
Guaíra - PR, 85980-000